Você sabia ?

Diarreia infecciosa
Comum em crianças, provoca além dos sintomas da diarreia comum, febre, perda de energia e de apetite. É causada por viroses e bactérias. Se não for convenientemente tratada, pode demorar até uma semana os sintomas desaparecerem.

Cólera
Cólera é causada pela bactéria Vibrião colérico (Vibrio cholerae). A bactéria libera uma toxina que provoca maior liberação de água das células nos intestinos o que produz diarreia grave. As pessoas são infectadas ao comer alimentos ou beber água contaminada

.

Leptospirose
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Entrar em contato com água contaminada é a maneira mais comum de contrair leptospirose.

Hepatite
A Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas – uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.
A melhor estratégia de prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene. A vacina específica contra o vírus A está indicada conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Esquistossomose
A Esquistossomose é a infecção causada por um tipo de parasita Schistosoma.
Você é infectado pelo schistosoma através do contato com água contaminada. O parasita que está em seus estágios infecciosos é chamado de cercária. Ele nada livremente em corpos d”água abertos. Em contato com seres humanos, o parasita entra pela pele, amadurece até o próximo estágio (esquistossômulo), depois migra para os pulmões e fígado, onde amadurece na forma adulta. O verme adulto então migra para sua parte preferida no corpo, dependendo da sua espécie. Essas áreas incluem a bexiga, reto, intestinos, fígado, sistema venoso portal (as veias que carregam sangue dos intestinos para o fígado),baço e pulmões. A esquistossomose não é normalmente observada nos Estados Unidos. É comum em muitos países tropicais e subtropicais em todo o mundo.


Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.
Fonte: 
www.sobiologia.com.br

Água foi responsável por 61,5% das internações por doenças infecciosas em 2010.
Fonte: 
SINTERCON – Sindicato Interestadual das concessionárias privadas de serviços públicos de água e esgoto.